sexta-feira, julho 24, 2009

A casa em ordem III - Os espectáculos

Se o cinema não esteve presente, já as artes de palco sim.

Gota D'Agua de Chico Buarque - CCB

Chegou a Portugal rotulado de clássico. A história melodramática e a música reconhecível assim o indicavam, o trabalho de actores ajudava à festa e tudo se compunha para uma noite memorável. No entanto o terrível trabalho de som (não se percebia nada do que se dizia em palco e o eco era incrível) e uma encenação medíocre (onde o trabalho de luz merece um reparo especialmente negativo) fizeram com que este Gota D'Água não passasse de uma oportunidade falhada.


A Arte do Crime de Richard Harris - Companhia Teatral do Chiado - Teatro Mário Viegas

A CTC a fugir aqui ao género que lhe garantiu sucesso, a comédia, rumo lançado pelas Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos.
Uma peça policial, um texto inteligente, bem escrito, com os inevitáveis twists finais que vive sobretudo de um trio de actores de categoria superior. Simão Rubim, fora do seu meio habitual, dá uma performance imaculada, descobrindo o humor de cada cena, mantendo sempre a tensão necessária. Vanessa Agapito segue a mesma linha, mas com uma maior ênfase no nervosismo e insegurança da sua personagem, em desespero numa situação que não controla. Emanuel Arada (primeira vez que o vejo em palco) é um actor que demonstra aqui ter um enorme futuro, não deixando que ninguém, lhe faça sombra em palco, seguro, manipulador.
Uma boa peça, em cena até 31 de Julho.


Espírito da Poesia - Companhia de Actores - Parque dos Poetas

A ideia é boa. Uma noite no Parque dos Poetas em Oeiras a ouvir e ver poesia. O pior é a sua concretização, a maioria das vezes infantil, desvirtuando o próprio poema. Desconstruir só por desconstruir não chega, há que ter algo para dizer.


O Deus da Matança de Yasmina Reza - Teatro Aberto

Na busca por uma peça de autor francês para o próximo espectáculo d'Os Hipócritas descobri um Le Die Du Carnage, peça que me fascinou e que queria levar a palco. Dias depois de a acabar de ler soube que João Lourenço a estava a encenar no Teatro Aberto. Azar o meu. Adoro este texto. Existem diferenças grandes entre o que tinha imaginado e o que vi em palco, mas para esta peça não consigo ser imparcial. Merece uma visita atenta.


Constança Capdeville: Este tempo também é dela - S.Luiz

Não conhecia Capdeville quando fui ver este espectáculo ao Jardim de Inverno do S.Luiz. Metade recriação de um espectáculo da própria, metade um espectáculo de homenagem, foi uma das noites mais bem passadas que tive a ver um espectáculo nos últimos tempos. Intrigante, fascinante, completamente emocionante, é um misto de som, poesia e performance que me acompanha ainda. Pena terem sido só dois dias. Fenomenal.


Romancero Gitano - Convento do Carmo

A partir de textos de Garcia Lorca, António Pires monta um espectáculo musical num dos cenários mais impressivos de Lisboa, o Convento do Carmo. O húmor de Lorca dá o tom, a música ajuda, e a facilidade do encenador em arranjar imagens marcantes faz o resto. Quando o vento e a temperatura ajudam, passa-se uma noite descontraída.



Demo - Teatro Praga - S.Luiz

Para dizer a verdade conheço pouco do trabalho dos Praga, falha minha. Este Demo teve a particular atracção de ir ver amigos que participaram no processo.
Um delírio energético, uma carga sensorial em quatro línguas, um musical onde a história não é o fundamental, mas nunca teve que ser. Interessante sem fascinar, Demo vai perdendo o gás conforme avança. A angústia que queria transmitir no seu final não existe, e o contraste à carga eléctrica inicial é grande. Sem ser um espectáculo perfeito é, como é hábito nos Praga, pelo menos incomum. Vale as duas horas. Em cena até 2 de Agosto.

2 comentários:

ttf disse...

Ora bem:

Teatro Praga - não vi! Julgo que apenas vi um espectáculo deles e, confesso, não me deixou grandes marcas. Lembro-me da originalidade, mas de pouco mais!

Romancero Gitano - Deixaste-me com curiosidade! Se ainda estiver, vou-me lá meter dentro!

Constança Capdeville - Pareceu bom...DAMN!

Deus da Matança - Achei maus vários aspectos e boas algumas coisas! Gostei do Sérgio Praia e da voz do Paulo Pires! Não gostei de nenhuma das actrizes. O texto também não me seduziu! Não li o livro. Só o conheci na peça e pareceu-me previsível.

O Espírito da Poesia - Percebo que não gostaste, mas não dá para alcançar o que achaste concretamente. Percebo que não se goste, mas tenho de falar contigo para perceber a crítica. É, confesso, um evento que gosto muito de fazer. Já ouvi algumas críticas com as quais discordo em absoluto. Uma delas tem a ver com uma opção minha. Justamente no poema de que mais gosto.
Outras há com que concordo inteiramente! Temos de discutir isso e ver como me fico a dar contigo depois! Talvez possamos continuar amigos! : )

A Arte do Crime - Tenho curiosidade (e muita vontade) de ver a CTC a fazer uma coisa diferente. Sempre que tentei, vi o mesmo mas em pior (vampiras, marijuana e perdidos no espaço). Pode ser que seja desta!

Gota d'Água - Não fui a tempo!

A caravana - Foste ver? Gostei. Estética própria do Meridional, com actores melhores que outros. Pormenores formidáveis e momentos que, para mim, teriam de ser mais curtos.

Conclusão: Temos de falar. Tenho de arranjar mais tempo.
Quer para falar, quer para ir ver mais coisas!

Abração!

MPR disse...

Oi! Estou de volta! Não vi a Caravana e sim, temos que conversar, beber copos, jantar!